Aristóteles foi um dos mais importantes filósofos gregos e o principal representante da terceira fase da história da filosofia grega “a fase sistemática”.
![]() |
O busto de Aristóteles. Fonte da imagem: todamateria. |
Nome: Aristóteles
Nascimento: 384 a.C.
Morte: 322 a.C. (62 anos)
Local: Cálcis, na ilha Eubeia
Área: Filosofia
Influências: Parmênides, Sócrates, Platão, Heráclito, Domócrito
Influenciados: Virtualmente toda a filosofia ocidental, Alexandre o Grande, Avicena, Averróis, Maimônides, Alberto Magno, Tomás de Aquino, Duns, Scotus, Ptolomeu, Copérnico, Galileu Galilei e a maior parte da filosofia islâmica, filosofia judaica e filosofia cristã, e a ciência em geral
Escola/tradição: Escola peripatética, aristotelismo
Interesses: Física, matemática, poesia, teatro, música, retórica, política, governo, ética, biologia, zoologia
Ideias notáveis: Doutrina do meio-termo, razão, lógica
![]() |
Platão e Aristóteles na escola de Atenas (1509 - 1510), pintura de Rafael Sanzio. Fonte da imagem: Wikipédia. |
Sua participação na história do pensamento foi tão importante que a velha Física é comummente conhecida como Física aristotélica. No modelo de universo apresentado por ele, Terra não se move, ocupa um lugar central e privilegiado, com todos os astros girando ao seu redor, inclusive o Sol.
Mas em que se baseava ele para fazer essa afirmação?
![]() |
Os quatro elementos fundamentais segundo Aristóteles. Fonte da imagem: Wikipédia. |
Então, um objeto naturalmente pesado, como uma pedra, teria um movimento natural para baixo; a fumaça, naturalmente leve, teria um movimento natural para cima. Quanto aos corpos celestes, estes seriam constituídos de éter. Para Aristóteles, o movimento natural de um corpo feito de éter seria circular, o que explicava o movimento dos astros ao redor da Terra, como se fossem balões.
Essa teoria da Terra fixa no centro do universo (chamada sistema geocêntrico) chegou a ser contestado na própria Antiguidade (no século III a.C.) por Aristarco (de Samos, colônia da Jônia).
Sua hipótese era que o centro da esfera estrelada seria ocupado pelo Sol (sistema heliocêntrico); os planetas, inclusive a Terra, descreveriam órbitas ao seu redor. Apesar de muito popular, essa ideia causou escândalo nos meios filosóficos da época.
![]() |
Aristóteles ensinando Alexandre, o Grande. Pintura de Charles Laplante. Fonte da imagem: Wikipédia. |
Os filósofos gregos foram os primeiros a explicar, através da razão, a natureza e os fenômenos que nela ocorrem. Essa passagem do pensamento mítico e fantasiosos para o pensamento racional foi dando à Filosofia uma certa base científica. E até o século XVII, Filosofia e ciência caminharam juntas.
Referência
PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.
Comentários
Postar um comentário