Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga.
![]() |
Estátula de Sócrates. Fonte da imagem: InfoEscola. |
Nome: Sócrates
Escola/Tradição: Filosofia grega
Data de nascimento: ca. 469 a.C. ou 470 a.C.
Local: Atenas
Morte: 399 a.C. (70 anos)
Local: Atenas
Principais interesses: Epistemologia, ética
Influenciado por: Parmênides
Influências: Maior parte da Filosofia ocidental posterior, mais especificamente, Platão, Aristóteles, Aristipo, Antístenes.
Através de sua representação nos diálogos de seu estudante ou professor, Sócrates tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética, e é este Sócrates platônico que legou seu nome a conceitos como a ironia socrática e o método socrático (elenchus).
Este permanece até hoje a ser uma ferramenta comumente utilizada numa ampla gama de discussões, e consiste de um tipo peculiar de pedagogia no qual uma série de questões são feitas, não apenas para obter respostas específicas, mas para encorajar também uma compreensão clara e fundamental do assunto sendo discutido.
Costumava discutir Filosofia em praça pública. Interpelava os transeuntes que julgavam conhecer determinados assuntos, fazendo-lhes perguntas que não sabiam responder.
![]() |
Fonte da imagem: textosparareflexao. |
Resultado: fez muitos inimigos, sendo julgado subversivo, pois desnorteava as pessoas e perturbava a ordem do conhecimento estabelecido.
Acabou condenado à morte, acusado de heresia (doutrina ou ideias contrárias às crenças da Igreja ou ao pensamento oficial do Estado) e de corromper a juventude. Sua preocupação como pensador voltou-se para a ética (estudo que procura qualificar a conduta humana como boa ou má) e para o relacionamento entre os homens. Não se preocupou em entender o mundo físico.
Referência
PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.
Comentários
Postar um comentário