Não somente pintor, mas inventor e um grande gênio da ciência.
![]() |
Leonardo da Vinci. Fonte da imagem: bilgicem. |
Nome: Leonardo di Ser Piero da Vinci
Nascimento: 15 de abril de 1452
Local: Anchino, Republica de Florença (atual Itália)
Morte: 2 de maio de 1519 (67 anos)
Local: Amboise, Reino da França (atual França)
Áreas: Pintor, escultor, arquitetura, engenharia, filosofia, química, botânica, geologia, cartografia, física, inventor, anatomia, escritor, poeta e músico
Principais trabalhos: Mona Lisa, A Última Ceia, A Viagem das Rochas, Homem Vitruviano.
Escola/tradição: Ateliê de Verrocchio, Pintura Italiana
Escola/tradição: Ateliê de Verrocchio, Pintura Italiana
Contribuições: segundo especialistas criou modelos para o helicóptero e paraquedas
O gênio Da Vinci
Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração.
Juntamente com Rafael e Michelangelo deram base ao Renascimento. Nascido no vilarejo de Vinci, na região de Florença, Itália, em 15 de abril de 1452, era filho ilegítimo de Ser Piero um proprietário rural e Catarine uma camponesa. Numa referência a cidade natal, adotou o sobrenome Da Vinci.
Juntamente com Rafael e Michelangelo deram base ao Renascimento. Nascido no vilarejo de Vinci, na região de Florença, Itália, em 15 de abril de 1452, era filho ilegítimo de Ser Piero um proprietário rural e Catarine uma camponesa. Numa referência a cidade natal, adotou o sobrenome Da Vinci.
![]() |
Figura 3. O Homem Vitruviano. Fonte da imagem: Ultra Curioso. |
Desde criança suas habilidades artísticas já eram notadas pelo pai que reuniu alguns de seus trabalhos e encaminhou a oficina de Andrea del Verrocchio (1435-1488), figura de grande importância no âmbito das artes e oficio da região. Leonardo com 14 anos de idade foi aceito na oficina de Verrocchio, passando a ser seu aprendiz. Logo, aos 20 anos, passou a compor a Corporação dos Pintores de Florença, nessa época já era admirado e aceito por outros artistas e intelectuais. Morou em Milão, Veneza e Roma até ser convidado em 1516 pelo soberano francês Francisco I, para morar no Castelo de Clous na França. Aos 67 anos, já abatido e com a mão direita paralisada, morreu em 02 de maio de 1519. Antes de morrer Da Vinci que era canhoto, deixou vários manuscritos que mais tarde seriam reunidos no Tratado sobre a pintura.
Na oficina de Verrocchio, Leonardo teve o aprendizado que levaria para todo vida. Aprendeu as técnicas da fundição e seus segredos; a partir de modelos nus e vestes drapeadas, aprendeu a preparar quadros e esculturas; aprendeu a desenhar animais e plantas, bem como, teve uma base sólida no aprendizado na perspectiva e no uso das cores.
![]() |
Figura 4. Estudo de ossos do braço (c. 1510). Fonte da imagem: wikipedia. |
Leonardo da Vinci e a Anatomia
Da Vinci foi um artista cuja genialidade despertou a curiosidade por quase tudo na natureza (Figura 5). Foi um dos primeiros a sondar os segredos do corpo humano (Figura 4) e o desenvolvimento dos fetos no útero, dissecando cadáveres.
![]() |
Figura 5. Estudo de um cavalo, dos diários de Leonardo — Royal Library, Castelo de Windsor. Fonte da imagem: wikipedia, |
Observou o voo dos pássaros e insetos, o crescimento das plantas, as formas, sons e cores da natureza, que por sua vez, dariam base a sua arte.
Além disso, dedicou-se a escrever da direita para esquerda de maneira que suas anotações só poderiam ser lidas refletidas no espelho e foi o inventor de uma técnica que os italianos chamaram de “sfumato”, que consistia em fazer com que uma forma se misturasse a outra por meio de contornos embaçados e cores suaves. Leonardo Da Vinci recusava-se a entregar uma encomenda de um quadro enquanto não tivesse satisfeito com ela.
Leonardo da Vinci o inventor e artista
![]() |
Figura 6. Modelos de máquinas voadoras planejados por Leonardo. Fonte da imagem: wikipedia. |
Como inventor criou centenas de projetos de hidráulica, cosmologia, geologia, mecânica, música e audaciosos projetos de engenharia (Figura 6).
Na década de 1960 em Madri, descobriu-se mais de 700 páginas de desenhos sobre aviação, arquitetura e engenharia mecânica, datadas entre 1491 e 1495. Muito embora a maioria de seus projetos nunca tenha saído do papel é inegável sua contribuição para as ciências.
![]() |
Figura 7. A Mona Lisa. Fonte da imagem: Wikipédia. |
Leonardo era, como até hoje, conhecido principalmente como pintor. Duas de suas obras, a Mona Lisa (Figura 7) e A Última Ceia (Figura 8), estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo.
![]() |
Figura 8. A última ceia. Fonte da imagem: wikimedia. |
Referências
Sites: infoescola wikipédia;
Pinacoteca Caras. São Paulo: Editora Abril, 1998, nº 01. GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
Comentários
Postar um comentário