Pular para o conteúdo principal

Carlos Lineu, o pai da taxonomia moderna


Carlos Lineu, foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Lineu foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia.

Carolus Linnaeus. Fonte da imagem: Wikipedia/lexander Roslin - Nationalmuseum press photo, cropped with colors slightly adjusted




 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ


A história do sistema binominal da taxonomia


O mais importante cientista dentre aqueles que achavam que as espécies eram fixas e imutáveis foi Carl von Linné (1707 – 1778), um biólogo sueco que seguiu o costume da época latinizando o seu nome para Carolus Linnaeus, nome pelo qual ele é mais conhecido hoje. Lineu inventou um sistema para nomear as plantas e os animais, o qual ainda é a base da taxonomia moderna.

Filosoficamente, ele argumentou que as espécies são imutáveis, criadas originalmente da mesma forma como as encontramos hoje em dia. Por muitos milhares de anos, o pensamento ocidental acompanhou a visão bíblica, ou seja, que todas as espécies são resultado de um único ato especial da criação divina, tal como descrito no Gênesis, e depois disso as espécies permanecem imutáveis.

Embora a maioria dos cientistas durante o século XVIII procurasse evitar explicações estritamente religiosas, a visão bíblica da criação era uma presença forte nos círculos intelectuais ocidentais porque estava convenientemente à mão e entrosava-se confortavelmente com os argumentos filosóficos publicados por Lineu e aqueles que argumentavam que as espécies eram imutáveis.

No entanto, não foi apenas a compatibilidade do Gênesis com a filosofia secular que fez a ideia da imutabilidade das espécies tão atraente. Naquele tempo, as evidências para a evolução não eram reunidas facilmente, e a evidência disponível era ambígua pelo fato de que poderia ser interpretada de ambos os modos, a favor ou contra a evolução.

Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

John Dalton: a descoberta do daltonismo

Chaucer o Ornitologista

Barbara McClintock