Pular para o conteúdo principal

O que é Ciência?

O que é Ciência? Uma pergunta bastante intrigante, mas que ao mesmo tempo você já está fazendo ciência, pois perguntar já é o primeiro passo para descobrir algo e também já é saber a metade do que quer saber.

 https://geniosdaciencia.bioorbis.org/2019/01/o-que-e-ciencia.html
Pixabay/Domínio Público.

VENHA DESCOBRIR...


Ciência representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípios certos. Esta palavra deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber".

Em geral, a ciência comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência vem evoluindo ao longo dos séculos.

Ciência e tecnologia


ciência-tecnologia
Pixabay/Domínio Público.

A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento das tecnologias já existentes.


Ciências sociais


Estudam o comportamento humano, as relações humanas e o seu desenvolvimento em sociedade. Nelas estão incluídas áreas como a Antropologia, o Direito, a História, a Psicologia, a Sociologia, a Filosofia Social, a Economia Social, a Política Social, o Direito Social.


ciência-filosofia-sociais
Pixabay/Domínio Público.

As ciências sociais estudam as normas de convivência do homem e dos modos da sua organização social. O termo "ciência social" também é usado para designar o grupo formado pelas ciências do direito, sociologia e ciências políticas.

Ciências contábeis


A área das ciências contábeis é a que se responsabiliza pelas contas de uma empresa, registrando e controlando as receitas, despesas e os lucros.


ciências-contábeis
Pixabay/Domínio Público.

O profissional das ciências contábeis é responsável por planejar, controlar e coordenar as compras, vendas, aplicações e investimentos da empresa, sendo que assim é possível ter uma noção clara do patrimônio.

Ciências exatas


Produzem conhecimento baseado em expressões quantitativas, testando as suas hipóteses de forma rigorosa com base em experimentos ou cálculos.


ciências-exatas
Pixabay/Domínio Público.

Ciências exatas são aquelas que só admitem princípios, consequências e fatos rigorosamente demonstráveis.


Ciências Naturais


Ciências naturais são ciências que descrevem, ordenam e comparam os fenômenos naturais, isto é, os objetos da Natureza e os processos que nela têm lugar, e determinam as relações existentes entre eles, formulando leis e regras.


ciências-naturais
Pixabay/Domínio Público.

Pode distinguir-se entre ciências exatas (como a física e química) e ciências predominantemente descritivas (biologia, incluindo a microbiologia e a paleontologia, geografia, geologia, cristalografia, etc).
O campo de atividade das ciências naturais é constituído principalmente pela investigação sem uma aplicação concreta. Fazem parte das ciências naturais a Biologia, a Geologia e a Medicina, por exemplo.

Como podemos ver a Ciência tem várias ramificações de campos e áreas diferentes, formando assim um conjunto de estudos e pesquisas bastante complexo. Com perseverança e dedicação você pode a cada dia descobrir algo novo que pode ajudar não somente a nós seres humanos, mas a todos envolvidos vivos aqui em nosso planeta.

Referências
CANTO, Eduardo Leite. Ciências Naturais - Aprendendo com o cotidiano. Editora Moderna, 2ª Edição, 2004.
FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia - Unidade e Diversidade. Editora Saraiva. 1ª Edição São Paulo, 2013.
TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, M. Cristina Motta; FAIRCHILD, Thomas Rich; TAIOLI, Fabio. Decifrando a Terra. Oficina de textos. USP – Universidade de São Paulo, 2003.

Para finalizar veja um vídeo do canal Filosofia Total com Prof. Anderson, sobre O que é Ciência - Prof. Anderson:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Curie

Leonardo da Vinci

Charles Darwin