Pular para o conteúdo principal

Galileu Galilei

O descobridor do Heliocentrismo

 https://geniosdaciencia.bioorbis.org/2019/03/galileu-galilei.html
Galileu Galilei. Fonte da imagem: BBC

Nome: Galileu Galilei

Nacionalidade: Italiano

Nascimento: 15 de fevereiro de 1564
Local: Pisa

Morte: 8 de janeiro de 1642 (77 anos)
Local: Florença

Área: Astronomia, física e matemática

Instituições: Universidade de Pisa, Universidade de Pádua

Alma mater: Universidade de Pisa

Orientador: Ostilio Ricci

Orientado: Benedetto Casteli, Mario Guiducci, Vincenzo Viviani


Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo florentino. Galileu Galilei foi personalidade fundamental na revolução científica. Foi o mais velho dos sete filhos do alaudista Vincenzo Galilei e de Giulia Ammannati.

Galileu nasceu e viveu na Itália, país onde a Igreja Católica tinha uma influência muito grande em todos os setores da sociedade. Na época, a Inquisição estava em plena atividade.

GALILEU CONTRA A IGREJA?


As idéias de Galileu iam frontalmente contra as verdades ensinadas pela Igreja. Por isso, foi perseguido e obrigado a negar suas teorias. Apesar desses contratempos, Galileu realizou uma grande produção científica, sendo responsável por um dos maiores avanços da ciência em todos os tempos.




A moderna concepção de ciência (baseada na observação e na experimentação, e não mais no raciocínio abstrato) foi formulada por Galileu. Suas contribuições tronaram-se fundamentais. Muitas são aceitas até hoje, em diversas áreas, como no campo da Hidrostática (que estuda o equilíbrio dos líquidos) e da Dinâmica (que estuda o movimento dos corpos).

Figura 3. Compasso militar de Galileu. Fonte da imagem: Wikipédia.

É importante acrescentar que a vasta produção de Galileu teve o auxílio da técnica. Embora sua oficina fosse bastante primitiva, os instrumentos que possuía (plano inclinado, luneta, relógio de água etc) foram suficientes para demonstrar a importância da observação e do experimento.

Tomou contato com a luneta, que não era conhecida na Itália, e a construiu; assim passou por seu inventor e foi recebido com honras em Florença.

O SISTEMA HELIOCÊNTRICO


Suas observações levaram-no a considerar como verdadeiro o sistema heliocêntrico de Copérnico, não aceito pela Inquisição.
Pressionado a abandonar sua crença nessa teoria, Galileu afirmou: "Quem não sabe a verdade é simplesmente um cretino. Mas quem sabe a verdade e diz que ela é mentira, esse é mesmo criminoso!"

Figura 4. Galileu frente ao tribunal da Inquisição da Igreja Católica. Pintura de Cristiano Banti. Fonte da imagem: Wikipédia.

Os religiosos, preocupados com o abalo da fé cristã que as descobertas de Galileu iriam provocar, procuraram forçá-lo a abandonar suas pesquisas. Perseguido pela Inquisição, Galileu presenciou a ascensão do cardeal Barverini ao papado, com o nome de Urbano VIII. Barverini era matemático e amigo pessoal de Galileu.




Pressionado a permitir o processo e a tortura de Galileu, Urbano VIII (Figura 4) fez com que os instrumentos de tortura lhe fossem mostrados. Isso foi suficiente para que Galileu abjurasse e negasse completamente o sistema de Copérnico, embora, nesse momento, tenha sussurrado algumas palavras sobre o movimento da Terra, que se tornaram famosas: "Contudo ela se move!"

Passou, então, a viver em prisão domiciliar, sob vigilância constante, e foi graças a um de seus alunos que seus manuscritos conseguiram sair da Itália e puderam ser divulgados para o mundo.

AS INVENÇÕES DE GALILEU


Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo.
Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.

Figura 5. Fólio de Galileu onde retrata as fases da Lua. Fonte da imagem: Wikipédia

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico (Figura 3) que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo.

Referência
PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.

E para finalizar veja um vídeo do canal Universo Narrado, sobre GALILEU CALCULOU O INFERNO | Galileu Galilei - Vida e Obra EP01:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Curie

Barbara McClintock

Leonardo da Vinci