Pular para o conteúdo principal

Platão

Platão filósofo e matemático

 https://geniosdaciencia.bioorbis.org/2019/03/platao.html
Platão. Fonte da imagem: InfoEscola

Nome: Platão 

Nascimento: 428/427 a.C. 
Local: Atenas, Grécia Antiga 

Morte: 348/347 a.C. 
Local: Atenas 

Influências: Sócrates, Homero, Hesíodo, Aristóteles, Protágoras de Abdera, Parmênides, Pitágoras, Heráclito, Orfismo Influenciados: A maioria dos filósofos ocidentais 

Escola/tradição: Platonismo 

Área: Filosofia, Literatura, Política 

Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.



Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles.


escola-platão-aristóteles
Fonte da imagem: hackernoon.

Foi discípulo e amigo íntimo de Sócrates, tendo exercido grande influência sobre gerações posteriores, tanto na Grécia como em outros lugares. Sua teoria sobre o mundo afirmava que tudo o que vemos e observamos nada mais é do que uma simples aparência; a realidade é uma ideia, algo que não se pode ver.




Platão acreditava que a experimentação e a observação eram, mais do que irrelevantes, enganosas na busca do conhecimento; a verdade apenas seria alcançada pela contemplação ou pela revelação do pensamento. Essa teoria tornou-se mais tarde o fundamento do cristianismo. A partir de 388 a.C., Platão dedicou-se totalmente à sua carreira filosófica e a educar cidadãos para a vida política, tendo para isso construído uma escola que durou novecentos anos. 

Referência
PARANÁ, Djalma Nunes da Silva. Física Mecânica. Editora Ática. 1999.

Para finalizar veja um vídeo do canal Brasil Escola - Enem 2019, sobre Platão - Brasil Escola:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Curie

Leonardo da Vinci

Charles Darwin