Pular para o conteúdo principal

Marie Curie

Marie Skłodowska Curie foi uma cientista polonesa de naturalização francesa que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade. 

 https://geniosdaciencia.bioorbis.org/2019/05/marie-curie.html
Marie Curie já em sua idade avançada. Fonte da imagem: sororidadeeafins.wordpress.com

Foi a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. A família Curie ganhou um total de cinco prêmios Nobel.

Nome de nascimento: Marja Skłodowska 

Nacionalidade: Polonesa 

Residência: Polônia, França 

Nascimento: 7 de novembro de 1867 
Local: Varsóvia, Congresso da Polônia 

Morte: 4 de julho de 1934 (66 anos) 
Local: Sancellemoz, França 
Causa: Anemia aplástica 

Cônjuge: Pierre Curie 

Área: Química e Física 

Instituições: Sorbonne, ESPCI Paris Tech 

Alma mater: Sorbonne 

Orientador: Antoine Henri Becquerel 

Orientado(s): André-Louis Debeime, Óscar Moreno, Margueritte Catherine Perey 

Conhecida por: descobriu a radioatividade 

Prêmios: Nobel em Física (1903), Medalha Davy (1903), Medalha Matteucci (1904), Medalha Elliott Cresson (1909) e Nobel em Química (1911)
Maria Sklodowska nasceu em 7 de novembro de 1867 em Varsóvia, Polônia. Filha do professor de física e matemática, Wladyslaw Sklodowski e da cantora, pianista e professora Bronsilawa Boguska, a caçula de cinco filhos desde cedo mostrou-se uma excelente aluna. Aos onze anos Marie sofre duas grandes perdas: sua mãe morre vítima da tuberculose e sua irmã mais velha morre de tifo.
Sempre encorajada pelo pai a se interessar pela ciência, Marie termina os estudos aos 15 anos e passa a trabalhar como professora particular antes de se mudar para Paris em 1891, aos 24 anos, para continuar seus estudos. Em 1894 ela conhece o professor Pierre Curie com o qual se casa no ano seguinte passando então a ser chamada de Madame Curie. Na época Pierre trabalhava no Laboratório de Física e Química Industrial no qual trabalhariam juntos mais tarde.

Para mais sobre essa incrível cientista acesse este link:

Para finalizar veja um vídeo do canal ProEnem - Enem 2019, sobre MARIE CURIE E A RADIOATIVIDADE | Prof. Caroline Azevedo:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leonardo da Vinci

Charles Darwin