Pular para o conteúdo principal

Linus Pauling

A descoberta da estrutura das moléculas.

 https://geniosdaciencia.bioorbis.org/2019/05/linus-pauling.html
Linus Pauling. Fonte da imagem: wikipedia.


Nome: Linus Carl Pauling

Nacionalidade: Estados Unidos

Nascimento: 28 de fevereiro de 1901
Local: Portland, Oregon

Morte: 19 de agosto de 1994 (93 anos)
Local: Big Sur, Califórnia

Área: Química, Bioquímica

Instituições: Instituto de Tecnologia da Califórnia, Universidade da Califórnia em San Diego, Universidade de Stanford

Alma mater: Universidade do Estado de Oregon, Instituto de Tecnologia da Califórnia

Tese: 1925, The Determination with X-Rays of the Structures of Crystals

Orientador: Roscoe Gilkey Dickinson

Conhecido por: elucidar a natureza das ligações químicas e da estrutura das moléculas

Prêmios: Prêmio ACS de Química Pura (1931), Medalha Davy (1947), Nobel de Química (1954), Nobel da Paz (1962), Prêmio Linus Pauling (1966), Medalha Nacional de Ciências (1974), Medalha de Ouro Lomonossov (1977), Prêmio Ciências Químicas NAS (1979), Medalha Priestley (1984), Prêmio Vannevar Bush (1989).


Linus Pauling um gênio da química


Pauling é considerado o pai da Ligação química e um dos principais químicos do século XX. Um de seus principais trabalhos envolve a Mecânica Quântica em Química, mas teve importantes contribuições nos campos da Química Inorgânica, Química Orgânica, Metalurgia, Imunologia, Anestesiologia, Psicologia e Radioatividade. Na biologia molecular, Pauling realizou descobertas relativas à determinação da estrutura de proteínas e cristais.

Linus-Pauling-resize-moleculas
Figura 2. Linus mostrando um modelo de moléculas. Fonte da imagem: pastdaily.

Aos 25 anos, teve a oportunidade de estudar na Universidade de Munique com o físico teórico Arnold Sommerfeld (que propôs alterações ao modelo atômico de Bohr, postulando a existência de subníveis que formariam as camadas eletrônicas).


Nesta ocasião se deram seus primeiros trabalhos com mecânica quântica, tendo publicado A previsão teórica das propriedades físicas de elétrons, átomos e íons; refração molar, suscetibilidade diamagnética e extensão no espaço, em que relacionava a mecânica quântica às ligações químicas.

As descobertas de Pauling


As pesquisas com hemoglobina levaram-no ao estudo das ligações de hidrogênio entre cadeias de polipeptídeos em proteínas e da desnaturação proteica. Acabou por desenvolver uma teoria quanto à estrutura das proteínas: já sabia-se que eram compostas de cadeias de polipeptídeos que, por sua vez, eram formadas por longas cordas de aminoácidos ligados uns aos outros. Pauling estabeleceu as estruturas de vários pequenos peptídeos e que a ligação entre eles para formar aminoácidos é planar.

Figura 3. Pauling em seu laboratório. Fonte da imagem: betaeq.

Em 1939, ajudou a formular um pequeno conjunto de condições para o modelo de qualquer cadeia peptídica. Em 1948, enquanto estava em Oxford, ao fazer alguns rascunhos e desenhar átomos em determinados ângulos no papel, descobriu a estrutura de alfa-hélice de um polipeptídeo. Foi por seu trabalho com estrutura molecular, especialmente de proteínas, que ganhou seu primeiro prêmio Nobel, em química, em 1954.


O diagrama de Linus Pauling


Quem nunca ouviu falar do diagrama de Linus Pauling certamente nunca estudou química. O diagrama, considerado complicado por alguns estudantes, foi elaborado por Pauling para auxiliar na distribuição dos elétrons pelos subníveis da eletrosfera.


A aceitação e uso contínuo do diagrama por livros didáticos prova que ele é prático e permite colocar todos os subníveis de energia conhecidos em ordem crescente de energia.

Figura 4. O diagrama de Pauling. Fonte da imagem: mundoeducacao.

A ordem crescente de energia dos subníveis é a ordem na sequência das diagonais.


Pauling recebeu o Nobel da Paz de 1962, pela sua campanha contra os testes nucleares e é a única personalidade a ter recebido dois Prêmios Nobel não compartilhados. As outras personalidades que receberam dois Prêmios Nobel foram Marie Curie (Física e Química), John Bardeen (ambos em Física) e Frederick Sanger (ambos em Química).

Figura 5. Linus Pauling em sua idade avançada. Fonte da imagem: betaeq.

Mais tarde na sua carreira científica, advogou o uso em maiores proporções, em dietas, de vitamina C e outros nutrientes. Generalizou as suas ideias nesta área com vista a definir Medicina Ortomolecular, que ainda é vista como método não ortodoxo pela Medicina convencional. Pauling popularizou as suas ideias, análises, pesquisa e visões em vários livros de sucesso, mas controversos, sobre a temática da vitamina C e Medicina Ortomolecular.

Referências
mundoeducacao; betaeq; pastdaily; wikipedia.

Para finalizar veja um vídeo do canal Marcos Aba Matemática, sobre QUÍMICA - Diagrama de Linus Pauling:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marie Curie

Barbara McClintock

Leonardo da Vinci